03/05/2018

[ Resenha ] O Que Restou - Alexandra Olivia.

em 03/05/2018

38 comentários
Título: O Que Restou.
Autora: Alexandra Oliva.
N° de Páginas: 320
Editora: Rocco
Comprar: Saraiva.


Sinopse:Tudo começa em um reality show. Doze concorrentes são enviados ao coração de uma floresta, para enfrentar desafios que testarão os limites de sua resistência. Enquanto eles se dispersam pela natureza selvagem, uma catástrofe em larga escala acontece em todo o país, sem que se saiba ao certo o que causou ou o tamanho exato da destruição.
Isolados da civilização, os concorrentes permanecem alheios a tudo. E quando a competidora a quem os produtores do programa chamam de Zoo se depara com a devastação, ela imagina apenas que tudo é parte do jogo. Sozinha, desorientada e completamente alienada do que ocorre fora do seu campo de visão, Zoo reflete sobre a vida – e o marido – que deixou para trás, ao mesmo tempo em que reúne todas as suas forças para não ser eliminada de um jogo que, aos seus olhos, adquire contornos cada vez mais macabros.
Avançando em território desconhecido, ela deve se valer de todos os seus talentos para sobreviver. Mas à medida que suas reservas físicas e emocionais parecem chegar ao fim, Zoo começa a se dar conta de que o mundo real, longe das câmeras que ela mal enxerga, pode ter mudado de maneira drástica.
Sofisticado e provocador, O que restou é um suspense de toques pós-apocalípticos, que nos faz refletir sobre o papel que a mídia desempenha em nossa percepção do que é real, a rapidez com que julgamos e a facilidade com que nos deixamos manipular.





" Eu não desisti porque eles não vieram; no meu delírio, eu sabia que meu estado não podia ser tão ruim assim porque estavam me permitindo continuar sozinha. Se eu tivesse em perigo eles viriam me ajudar - assim me convenci. E afinal de contas ninguém veio porque estavam todos mortos, ou morrendo, como eu estava. exceto pelo fato de eu não ter morrido e todos os outros sim." 


 Um programa de televisão, onde os telespectadores só verão o que os diretores querem, todas as cenas serão manipuladas. Doze participantes de diferentes personalidades que terão suas resistências testadas em provas que serão realizadas em uma floresta. 


 Vários testes de resistências são executados, onde os competidores convivem entre grupos com pessoas diferentes. Uns fracassam, outros conseguem se destacar e se tornarem o queridinho do público. Uma coisa muito importante: todos os componentes do reality, mesmo que percam as provas, continuaram participando. 

 Em um último teste, os participantes deixaram seus grupos e seguiram sozinhos as pistas. Após esse teste teremos toda a trama especialmente na Zoo, uma componente conhecida como "mulher loira", que em todo momento nos testes se estaca por ser calculista com uma grande capacidade de liderança.  

 Tudo corria bem, até que uma grande catástrofe apocalíptica acontece enquanto os participantes estavam pela floresta, sem comunicação. 
Um livro com uma trama que conseguiu me viciar -não descansei até que pude concluir e saber quem seria o grande vencedor. 
 Em certos pontos a autora não conseguiu deixar as cenas tão emocionantes quando poderia, mas já em outros - como o final- ela soube bem como criar e evoluir o momento.  
Os participantes são totalmente diferentes um do outro, cada um tem seus motivos para estar no reality. Em alguns capítulos enquanto o livro era narrado por Zoo, percebemos o quanto que a autora deixou a personagem inocente demais, em certos momentos dava aquela vontade de gritar " é real". 
 Com uma capa perfeita. Os capítulos se variam entre terceira pessoa ou versão da Zoo.  
Adorei como fui literalmente, plenamente e inteiramente jogada no reality no capitulo "0", todo o suspense que esse capítulo emitiu me encheu de expectativas pelo resto da leitura, mas senti a ausência de mais momentos como o do começo ao decorrer do livro. 



  Sobre a autora:  
Alexandra Oliva nasceu no estado de Nova York. Formada pela Universidade de Yale, ela também cursou escrita criativa na New School University e se dedicou a um treinamento intensivo de sobrevivência selvagem como pesquisa para O que restou, seu primeiro romance. Atualmente, mora com o marido e Codex, seu cachorro, na costa oeste dos Estados Unidos.    
       

38 comentários:

  1. Oi, Tudo bom?
    Eu não conhecia o livro, mas me pareceu ser interessante, gosto muito do gênero literário suspense, já me instiga a querer ler e concordo contigo, a capa é perfeita.
    beijos, Joyce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce! É um livro bem surpreendente, super recomendo. A capa e linda, mais um motivo para ser lido. Bjs

      Excluir
  2. "... refletir sobre o papel que a mídia desempenha em nossa percepção do que é real, a rapidez com que julgamos e a facilidade com que nos deixamos manipular ...". Em seguida, " ... Se eu tivesse em perigo eles viriam me ajudar - assim me convenci ...". Não seria essa última conclusão uma consequência da primeira afirmação? "Eles" quem? Os anjos? A polícia? Os políticos? E quem disse que alguém virá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe, esse quote que escolhi e para deixar os leitores mais curiosos, boa pergunta, quem viria? " A questão é, que esse livro é um programa de televisão, é na última prova, eles são jogados na floresta a própria "quase" sorte, para seguir as pistas, que seriam pista pelos diretores do programa, darei spolier então leia se quiser kkkk.
      .
      .
      .
      Enquanto os participantes estão atrás das pistas, uma grande catástrofe acontece, é os produtores e diretores "morrem" ou até ficam doente. Nesse trecho vimos o ponto de vista da Zoo ela está perdida em seus pensamentos e descobre que tudo que ela está passando é apenas real, mas antes ela pensava que era algo que a produção fez oi das "catalográficas ".

      Espero que tenha entedindo.

      Excluir
    2. Na verdade, era mais uma provocação de uma dúvida. Mas muito entendido, muito obrigado, Jéssica.

      Excluir
  3. Olá, boa noite.
    Eu nunca tinha visto nada a respeito desse livro. Sua resenha ficou ótima, a história me ´pareceu um pouco pesada e intensa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá vanessa, boa noite.
      É um lançamento da editora Rocco, super recomendo. Obrigada!.

      Bjs.

      Excluir
  4. Boa noite!
    Menina que arraso de resenha! Não sou fã de suspense, mas me arriscaria em ler esse !!! AMEI a foto

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gosto muito de livros sobre reality, é muito bom saber oque se passa por trais das câmeras. Adorei sua resenha, me deixou muito curiosa.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jessica!

    Menina, eu não conhecia esse livro não, mas eu gosto de thriller, ideias pós-apocalípticas, etc. A ideia me pareceu muito interessante, mas percebi que, pelo seu relato, o desenvolvimento não foi tão empolgante quanto poderia ser. Ou estou errada?

    Se bem que você também disse que leu tudo super rápido, não conseguia parar. E eu estranho muito protagonistas muito perspicazes que são ingênuas.

    Enfim, curti a sua resenha, vou ver se procuro ler. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Camille, na minha opinião faltou mas cenas como os primeiros capítulos, e também isso é questão de gosto, adquira o seu, você pode gosta hahaha

      Excluir
  7. Não conhecia a história nem autor. Mas confesso que a trama e bem interessante neste mundo onde os reality são modinhas as vezes podemos a noção do que é real e o que não é. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que interessante, o tema me lembrou um pouco o seriado 3% (na seleção do Processo) e um dos episódios de Black Mirror. Certamente é uma leitura muito instigante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou tentando concluir a essa série haha é uma ótima leitura.

      Excluir
  9. Amei sua resenha... fiquei com muita vontade de ler o livro!
    https://resenhasdarafa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Parece um bom livro, ótima resenha.
    - Grande beijo Andréia Blog

    ResponderExcluir
  11. Tenho assistido alguns desafios onde os participantes são deixados em florestas!! O livro me deixou curiosa por ser um suspense!

    ResponderExcluir
  12. Mano,
    tem tudo que eu gosto em um livro: capa linda, enredo envolvente, suspense, pós-apocalíptico! Poxa, para ser melhor, só faltava vir com um capucino, para tomar enquanto lê!
    Velho, entrou na minha lista de compra hj!

    ResponderExcluir
  13. Olá, fiquei super com vontade de ler o livro!
    Adorei a sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Parece ser muuto bom esse livro , irei adquiri -lo para fazer uma bela leitura !!

    ResponderExcluir
  15. Me pareceu um ótimo livro. Com um enredo envolvente. Gostei da arte da capa também.
    A resenha ficou excelente.

    ResponderExcluir
  16. Oii, boa noite, parece ser muito bom o livro,já vou atras dele rs <3

    ResponderExcluir
  17. BOA NOITE AMADA DEVE SER TOP PORQUE JA LI ALGUNS DA ROCCO SO TEM LANÇAMENTOS MARA

    ResponderExcluir
  18. Eu pelo menos não conhecia este livro mas penso que o livro deve ser ótimo.
    wwww.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ótima resenha, você retratou bem a história do livro.
    Me lembrou muito Jogos Vorazes, rs gosto muito!!

    ResponderExcluir
  20. Nossa, muito empolgante sua resenha. Adoro histórias cheias de suspense e estarem na floresta torna a história ainda mais interessante! Gostei da sua dica. Abs Verônica Alves

    ResponderExcluir
  21. Muito legal, adorei a resenha, muito bem elaborada, confesso que não conheço esse livro, mas fiquei interessada.
    Muito sucesso pra você

    Blog Amanda Passos

    ResponderExcluir
  22. Nossa, eu enquanto lia parecia que estava vendo todas as cenas , como se fosse um filme, bom ouvindo a banda Ghost - Zenith, também ajudou bastante a ver as cenas......me fez a ter vontade de voltar a ler esses livros de suspense com um toque sutil de terror, bjs e sucesso para ti.
    www.dicasdalayne35.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Jéssica!!
    Nossa, que resenha ótima. Fui lendo e fui ficando cada vez mais interessada pelo livro. Eu não conhecia ele, mas já vou procurar. Obrigada pela dica!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  24. Olá
    O livro parece bem interessante, não é muito inovador, mas o fato da autora ter uma certa experiência com sobrevivência já dá um belo up para o livro. A capa ficou linda.

    ResponderExcluir
  25. Eu amei sua resenha e acredito que vou amar esse livro. Parece super interessante e o tipo de livro que me pega em cheio. E acredita que ainda não tinha ouvido falar dele? Já vou correndo comprar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Adorei esta sinopse, me interessou, colocarei na minha listas de livros que quero ler. Bjs

    ResponderExcluir



TOPO