3 de mai de 2018

[ Resenha ] O Que Restou - Alexandra Olivia.

Título: O Que Restou.
Autora: Alexandra Oliva.
N° de Páginas: 320
Editora: Rocco
Comprar: Saraiva.



Sinopse:Tudo começa em um reality show. Doze concorrentes são enviados ao coração de uma floresta, para enfrentar desafios que testarão os limites de sua resistência. Enquanto eles se dispersam pela natureza selvagem, uma catástrofe em larga escala acontece em todo o país, sem que se saiba ao certo o que causou ou o tamanho exato da destruição.
Isolados da civilização, os concorrentes permanecem alheios a tudo. E quando a competidora a quem os produtores do programa chamam de Zoo se depara com a devastação, ela imagina apenas que tudo é parte do jogo. Sozinha, desorientada e completamente alienada do que ocorre fora do seu campo de visão, Zoo reflete sobre a vida – e o marido – que deixou para trás, ao mesmo tempo em que reúne todas as suas forças para não ser eliminada de um jogo que, aos seus olhos, adquire contornos cada vez mais macabros.
Avançando em território desconhecido, ela deve se valer de todos os seus talentos para sobreviver. Mas à medida que suas reservas físicas e emocionais parecem chegar ao fim, Zoo começa a se dar conta de que o mundo real, longe das câmeras que ela mal enxerga, pode ter mudado de maneira drástica.
Sofisticado e provocador, O que restou é um suspense de toques pós-apocalípticos, que nos faz refletir sobre o papel que a mídia desempenha em nossa percepção do que é real, a rapidez com que julgamos e a facilidade com que nos deixamos manipular.





" Eu não desisti porque eles não vieram; no meu delírio, eu sabia que meu estado não podia ser tão ruim assim porque estavam me permitindo continuar sozinha. Se eu tivesse em perigo eles viriam me ajudar - assim me convenci. E afinal de contas ninguém veio porque estavam todos mortos, ou morrendo, como eu estava. exceto pelo fato de eu não ter morrido e todos os outros sim." 


 Um programa de televisão, onde os telespectadores só verão o que os diretores querem, todas as cenas serão manipuladas. Doze participantes de diferentes personalidades que terão suas resistências testadas em provas que serão realizadas em uma floresta. 


 Vários testes de resistências são executados, onde os competidores convivem entre grupos com pessoas diferentes. Uns fracassam, outros conseguem se destacar e se tornarem o queridinho do público. Uma coisa muito importante: todos os componentes do reality, mesmo que percam as provas, continuaram participando. 

 Em um último teste, os participantes deixaram seus grupos e seguiram sozinhos as pistas. Após esse teste teremos toda a trama especialmente na Zoo, uma componente conhecida como "mulher loira", que em todo momento nos testes se estaca por ser calculista com uma grande capacidade de liderança.  

 Tudo corria bem, até que uma grande catástrofe apocalíptica acontece enquanto os participantes estavam pela floresta, sem comunicação. 
Um livro com uma trama que conseguiu me viciar -não descansei até que pude concluir e saber quem seria o grande vencedor. 
 Em certos pontos a autora não conseguiu deixar as cenas tão emocionantes quando poderia, mas já em outros - como o final- ela soube bem como criar e evoluir o momento.  
Os participantes são totalmente diferentes um do outro, cada um tem seus motivos para estar no reality. Em alguns capítulos enquanto o livro era narrado por Zoo, percebemos o quanto que a autora deixou a personagem inocente demais, em certos momentos dava aquela vontade de gritar " é real". 
 Com uma capa perfeita. Os capítulos se variam entre terceira pessoa ou versão da Zoo.  
Adorei como fui literalmente, plenamente e inteiramente jogada no reality no capitulo "0", todo o suspense que esse capítulo emitiu me encheu de expectativas pelo resto da leitura, mas senti a ausência de mais momentos como o do começo ao decorrer do livro. 



  Sobre a autora:  
Alexandra Oliva nasceu no estado de Nova York. Formada pela Universidade de Yale, ela também cursou escrita criativa na New School University e se dedicou a um treinamento intensivo de sobrevivência selvagem como pesquisa para O que restou, seu primeiro romance. Atualmente, mora com o marido e Codex, seu cachorro, na costa oeste dos Estados Unidos.    
       

Follow us

Seleção de Livros! Clique e confira.

Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: RM Design

imagem-logo